Em meados de 2016, Ana Lucila Rodrigues, farmacêutica bioquímica aposentada, ao analisar os produtos de limpeza de sua casa, reparou que haviam muitos produtos, tendo cada um uma utilidade específica. Desde então ela pensou que, com os seus conhecimentos, poderia elaborar produtos que conseguissem ser o mais abrangente possível.
Não contente com esse primeiro desafio, ela pensou que deveria elaborar não apenas simples produtos de limpeza com matérias primas comuns e que liberam resíduos tóxicos no meio ambiente, mas produtos que tivessem em sua base elementos essencialmente naturais. Desta forma, começaram os estudos e implementações de testes para que chegasse às fórmulas naturalmente eficientes, cheirosas e rentáveis.
Após um longo e meticuloso processo de formulação, ela chegou em 03 resultados que lhe agradaram muito: o Sabão de roupas, o Limpador multiuso e o Sabão multiação.
Com a linha de produtos já montada, faltava o nome da empresa. Mas ela não queria apenas um nome, queria um significado do que simbolizasse a essência que permeia os seus produtos. Sendo assim, veio à tona a palavra “root”, que em inglês significa raíz, essência, origem.
Desta forma, ela percebeu que essa seria a palavra perfeita para definir o seu propósito em fazer os produtos, uma vez que a essência da empresa seria a de propagar a mensagem de que é sim possível fazer produtos de limpezas eficientes e multifuncionais à base de vegetais, e que havia chegado a hora de romper com a ideia de que o produto de limpeza para limpar precisa ser agressivo.
Desde então, começou a sua jornada para a concretização do seu sonho, com o lançamento da linha Roots em 02 de Abril de 2020.